Vice-governadora participa de seminário e discute mudanças na legislação do ZPE
O governador Wellington Dias e a vice-governadora Margarete Coelho participaram da abertura do “Seminário Exportação de Produtos e Serviços Produzidos nas Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs)”, nesta sexta-feira (6), no auditório da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Parnaíba. O seminário é promovido pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados em razão de requerimento do deputado federal Júlio César.
Para o governador, esse encontro é fundamental para o Piauí para o Brasil. “Nós temos a condição de garantir modificação na lei de ZPE, permitindo que parte dos produtos produzidos ali, tendo problema no mercado externo possam vender para o mercado interno. Isso dá mais segurança ao investidor”, afirmou.
Ele destaca que, no caso do Piauí, esse é um caminho sem volta. Dias falou ainda da política de incentivos do Estado para fortalecer a indústria, gerar empregos e agregar valor aos nossos produtos. “Creio que com esse incentivo que estamos trabalhando, com particularidade no Piauí, na área da energia, assim como estamos fazendo para irrigação, piscicultura. Nós queremos trabalhar esse incentivo de energia para a ZPE. Isso vai ajudar na atração de mais empresas. Vamos ampliar a industrialização gerando emprego e renda e ampliar também balanços nos pagamentos com mais exportação”, declarou.
Margarete Coelho também enfatizou a importância do seminário e ressaltou a importância de se criar marcos regulatórios mais claros. “A legislação não deve ser obstáculo para o desenvolvimento. A legislação de Zona de Processamento de Exportação deve ser um caminho de possibilidades e compatibilizar a nossa legislação referente à questão de receitas, de impostos, sendo caminhos de possibilidades de criação de novos negócios e de novos empreendimentos”, disse.
De acordo com o deputado Júlio César, o seminário visa abordar temas relacionados às ZPEs tanto do ponto de vista local, nas potencialidades do Estado do Piauí regional e nacional, para impulsionar o setor. “Estamos propondo mudança na lei para fomentar as instalações de empresas em todo o Brasil. Experiência de ZPE não tem sido bem sucedida, porque não existe facilidade dentro da lei atual vigente que possa atrair os investimentos. E nós estamos criando essa facilidade, aumentando a capacidade de vender no mercado interno e diminuir no volume das exportações”, garantiu.
O prefeito de Parnaíba Florentino Neto destacou aspectos como a atração de novos investimentos e a geração de emprego e renda.
Nota – Durante esta semana realizamos algumas reuniões que acreditamos ser de suma importância na apresentação de nossas ideias e projetos. Divulgamos em nosso site diversas vezes projetos de cunho institucional, destacamos aqui dois que acreditamos ser de suma importância: Tower e Brave. O primeiro é direcionado para a constituição de uma Câmara de Comercio destinada a desenvolver condições para se expandir a base exportadora do Estado do Maranhão, o segundo cria condições para se discutir e operacionalizar a ZPE de São Luís que existe em lei desde 1989. São projetos convergentes e temos certeza absoluta de seu potencial. Tentamos colocar o tema ZPE em discussão não apenas com fundamentação política, e sim, com o interesse claro da iniciativa privada, a possibilidade de trazer desenvolvimento sustentável com base nestes projetos é certa, basta ter conhecimento de sua existência e participação dos interessados diretos na conclusão deles.
Carlos Fernandes é especialista em comércio exterior e câmbio com mais de 30 anos de experiência. Foi executivo dos bancos: Banco da Bahia de Investimentos, SN Crefisul (Citibank), Banco Bozano Simonsen, Credit Lyonnais “BFB”; e das corretoras: Hoya, Miata (corretora de câmbio, Importadora e Exportadora), Renova, PREVIBANK S.A. DTVM, Concordia S.A. DTVM. Foi também fundapiano (ES).
Deseja participar do comércio internacional? Clique aqui e saiba como.
O post Piauí investindo e discutindo a ZPE apareceu primeiro em Seed Gestão.